EXCITER: 21/02/2017 – BAR DA MONTANHA – LIMEIRA/SP – RESENHA POR FERNANDO R.R. JÚNIOR – ROCK ON STAGE

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Com a intenção para que os headbangers que vieram de várias cidades da região pudessem entrar e se acomodar no Bar da Montanha, o show do Exciter, que estava programado para começar as 20hs sofreu um benéfico e pequeno atraso de uns vinte minutos, o que não causou problema nenhum, muito pelo contrário, demonstrou uma atenção maior do produtor dos shows, o Edson Moraes para com os fãs que desejavam assistir aos dois shows, pois, a data foi uma terça-feira e todos sabemos das dificuldades que um show em dia de semana pode acarretar. Entretanto, esse não foi o caso desta noite em Limeira.

Pois, bem, finalmente, a grande maioria de nós veria o Exciter pela primeira vez ( sendo que somente alguns sortudos como meu amigo Cássio, já conferiram a banda em 1987 ao lado do Venom ) e com o logo sendo exibido no telão traseiro estava dada a dica que o show ia começar. E esta apresentação seria ainda mais especial por conta do Exciter contar com sua formação clássica, ou seja, John Ricci na guitarra, Allan James Johnson no baixo e Dan Beehler na bateria e vocais, que fizeram um repertório baseado em seus maiores sucessos e determinantes para o crescimento do Heavy Metal nos anos 80.

E a primeira música do set list do Exciter foi a I Am The Beast do Long Live The Loud de 1985, que começou a toda velocidade, mais até que poderíamos ter imaginado com Dan Beehler mostrando que sua voz está tão agressiva quanto no passado. E lá de trás de seu enorme kit de bateria ( realmente impressionante ), ele foi comandando o show com uma adrenalina que só não foi maior que a do guitarrista John Ricci, que além de solar com muita categoria, não parou quieto por um instante sequer.

Eles mostraram que fariam um show matador, pois, logo após uma breve saudação, Dan Beehler informa que vai fazer uma festa de Heavy Metal nesta noite e Rain Of Terror ( do Kill After Kill de 1992 ) seguiu disparando aquela ‘bordoada’ sonora que tanto apreciamos com outra ‘onda’ de solos de John Ricci em sua guitarra traçando um verdadeiro convite para se ‘banguear’ nesta composição.

Para a terceira da noite, Dan Beehler berra “Heeeeavy Meeeetaaaal…” e nós completamos “Maniaaaac…” e desta forma a canção que intitula o álbum de 1983 ( e que era muito aguardada por todos ) veio como um rolo compressor desgovernado em nossas cabeças e afirmo: que sonzeira que o Exciter estava nos expondo nesta noite no Bar da Montanha.

Em uma nova conversa e rápida que culmina no anúncio da seguinte, Dan Beehler ataca com a Iron Dogs, outra do Heavy Metal Maniac, que no disco é a seguinte também logo após a título e em um ritmo mais cadenciado, este outro clássico foi sanando a nossa gana pelo impactante show que estávamos recebendo, que terminou a música com um solo de guitarra sensacional.

Eles agradecem pela energia recebida e informam que a pedrada seguinte é a Victims Of Sacrifice ( registrada no Long Live The Loud ) sendo que entre algumas falas agressivas de Dan Beehler e solos distorcidos de guitarra feitos por John Ricci, o ritmo Heavy mais cadenciado e puramente oitentista – porém, com uma excelente dosagem de cólera – prossegue a pleno vapor para que pudéssemos ‘banguear’ novamente.

Com a galera nas mãos, o Power Trio se prepara para nos exibir mais uma do Heavy Metal Maniac com a acelerada Under Attack, que é daquelas canções onde a expressão ‘colocar a casa abaixo’ toma seu significado por conta da tamanha explosão sonora que o Exciter provoca combinando baixo, guitarra e bateria perfeitamente.

E o show de uma banda como o Exciter não foi criado para que você tenha como pensar em relaxar… é para martelar a cabeça o tempo todo e comprovando isso, os canadenses nos enviam a cadenciada Delivering To The Master do Violent And Force, que é tão pesada quanto as anteriores e dotada de ‘riffleramas’ únicas, coisa que somente que é praticante do chamado Heavy Metal Tradicional é capaz de nos fornecer com esse grau de precisão.

Sudden Impact, que também é das músicas velozes gravadas pelo Exciter no álbum Long Live The Loud apareceu com a esperada fúria e com todos os riffs desconcertantes do incansável John Ricci, que na falta de um ‘frontman’ à frente do Power Trio, se mexe o tempo todo e faz todos os tipos de trejeitos possíveis entregando uma energia incrível para nós. Violence & Force – título do álbum de 1984 – começou com mais outro soberbo riff de guitarra de John Ricci ( a introdução Oblivion ) e depois se ligou naquele estilo frenético típico do Exciter com os três atuando à toda potência que extraem de seus instrumentos para que nós sempre possamos participar na hora de gritar seu título com Dan Beehler.

Aos gritos de “Exciter… Exciter” da contente plateia, o baterista agradece e diz que nós somos fantásticos para que então Rising Of The Dead ( outro clássico do Heavy Metal Maniac ) também marcasse nossas almas neste show no Bar da Montanha com a verdadeira destruição que foi promovida por eles.

E pensa que dava tempo de respirar? Não… caro leitor(a)… é uma pancada atrás da outra, pois, a empolgação do trio no palco era tão grande quanto a nossa na plateia e nessa interação Pounding Metal ( do Violent & Force ) continuou o set com o vocalista gritando seu título e nos fazendo gritar ainda mais alto, e isso aconteceu até que seus toques de bateria apresentassem o estilo mais cadenciado da canção, que também é daquelas que faz você berrar seu título com eles ( e pergunte senão fizemos ).

De volta ao Long Live The Loud, os canadenses atacam com a verdadeira dinamite musical chamada Beyond The Gates Of Doom e – como o padrão de seu Heavy Metal – acelerados. Tão insana quanto a banda, os fãs gritam extasiados e recebem a ‘metralhante’ Cry Of The Banshee do Heavy Metal Maniacs e a pedrada Long Live The Loud – título do álbum, que eram muito aguardadas por todos e tiveram uma correspondência imensa dos presentes no Bar da Montanha, que antes do Exciter encerrar a primeira parte do show, eles fizeram solos ferozes, primeiro John Ricci na guitarra e depois Dan Beehler na bateria junto a Allan James Johnson no baixo finalizando o show de uma forma implacável para guardarmos na memória.

A euforia do público não diminuiu e poucos minutos depois, eis que o Exciter retornou com Dan Beehler conversando bastante com os fãs sobre a turnê sul-americana, onde demonstrou a sua alegria com o calor recebido deles e aos dedilhados de John Ricci tivemos a World War III, que intitula do primeiro demo da banda de 1982 e foi para emocionar aos que conhecem o Exciter há mais tempo com seu ritmo mais cadenciado e puramente centrado no Heavy Metal, sendo ideal para acompanhar ‘bangueando’, que foi encerrado com Stand Up And Fight do Heavy Metal Maniacs em uma versão simplesmente aniquiladora.

Se não tivesse ainda o show do Sacred Reich para acontecer e tudo acabasse neste instante, nós já teríamos registrado um momento único para nossas vidas, pois, o Exciter realmente curtiu a vibração do público e fez um show maior que em São Paulo/SP dias antes, o que enaltece ainda mais esta apresentação em Limeira, pois, dos 55 minutos programados inicialmente, os canadenses tocaram 83, ou seja, mais uma noite maravilhosa estava em curso. E depois do show ficaram circulando pelo Bar da Montanha seja assistindo um pedaço do show da banda seguinte ou tirando fotos com os fãs e autografando cd´s e LP´s.

Set List Exciter

1 – I Am The Beast
2 – Rain Of Terror
3 – Heavy Metal Maniac
4 – Iron Dogs
5 – Victims Of Sacrifice
6 – Under Attack
7 – Delivering To The Master
8 – Sudden Impact
9 – Violence & Force
10 – Rising Of The Dead
11 – Pounding Metal
12 – Beyond The Gates Of Doom
13 – Cry Of The Banshee
14 – Long Live The Loud
15 – World War III
16 – Stand Up And Fight

Evento realizado por Circle Of Infinity Produções
Cobertura: Rock On Stage
Assessoria de imprensa: Infomidia Express
Data: Terça-feira – 21 de fevereiro de 2017
Local: Bar da Montanha – Limeira – SP

Galeria de fotos:
Link 1 – https://www.flickr.com/photos/148931283@N05/sets/72157681726313845
Link 2 – http://www.infomidiaexpress.com/exciter-21022017-bar-da-montanha-limeirasp/

Fotos e texto por:
Fernando R.R. Júnior
Rock On Stage

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

MATÉRIAS RELACIONADAS